Subscribe Us

IMAGEM-COMPRIDA

UM MENINO NOS NASCEU






“UM MENINO NOS NASCEU”


Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.
Isaías 9.6



Recentemente fui ao evento de encerramento do ano letivo de meus filhos no colégio que estudam. Como tradição desse colégio cristão eles sempre organizam um coral formado pelos próprios alunos. Foi divino e edificante ouvir músicas Cristocêntricas e que exaltam o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus, ainda mais saindo dos lábios dos pequeninos. Naquele dia, eles entoaram uma canção que um dos trechos dizia – “Toda terra dai louvor ao nome do Senhor, a profecia cumpriu-se afinal Jesus, alegria do Natal”. Realmente, Jesus é a Alegria do Natal. Ali, estavam com certeza presentes pais, irmãos, avós e amigos crentes e não crentes, e as canções ministradas naquela noite, foram uma forma também de alcançar aqueles ouvintes, é o Evangelho em forma de canção, pois elas falam do próprio Cristo.
O que relatei anteriormente é o típico caso de como nós cristãos podemos expressar o Evangelho de Nosso Amado e Salvador Jesus. Participar de corais nesta época Natalina, exalta a Jesus dentre crentes e não crentes e, a mensagem das canções podem ser tatuadas pelo próprio Deus nos corações desses. Já participei de corais quando criança e depois adulto, pode ser uma boa ferramenta de evangelização, principalmente em praças públicas.  Enquanto, o coral canta, irmãos piedosos e cheios do Espírito Santo, podem ficar ao derredor observando o público e, sensíveis a voz de Deus, abordar pessoas, para compartilhar as Boas Novas que é Jesus, o Evangelho, e o Senhor naquele instante pode salvar vidas para Sua Glória.
Nesta época natalina, uma palavra me soa muito forte, para a pregação do Evangelho, é Esperança! É um momento de anunciarmos a mensagem da Esperança. E esperança não temos pelo que podemos ver e pegar, mas esperança temos por aquilo que não vemos e que virá. Assim é nossa fé, está firmada pelas coisas que não vemos.
Ora como ter esperança pelo que você vê e pode tocar agora? Naquilo que não fala, não se move e não corresponde. Mas, nossa esperança está naquilo que não podemos ver e esperamos!
Eu não vi Jesus, como Homem nesta terra. Mas como disse certo homem de Deus: "Eu leio e creio". E, assim, nós também devemos fazer, ler a Bíblia e crer, e ter esperança naqueLe que Era, que É, e que Há de vir.
Isaías cravou essa esperança: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6.
Veja que Maravilhoso, que pretérito perfeito, escrito 740 anos antes da vinda de Jesus. Que conforto e segurança quando lemos essa passagem bíblica!
Ah! Se olharmos mais profundo neste versículo de Isaías, quão grande em doutrina ele é. Portanto, concordo com Edward Bounds, quando diz que, “a igreja está procurando métodos melhores, Deus está procurando homens melhores. O plano de Deus é usar o homem. Homens são o método de Deus”. O que nos leva a crer que podemos ser usados por Deus como seu método, para compartilhar a vinda e, vida do Salvador, no Natal ou não, em tempo e fora de tempo.
O “IDE”, não é só ir e, fazer discípulos, mas também, é batizá-los e, ensinando-os a guardar. Se organizar e ter métodos para isso não é errado, Deus é organizado, foi assim sua Criação, organizada e, em dias certos. O problema está quando somos pragmáticos, queremos e lutamos por resultados, o pragmatismo tem sido centralizado nas pregações e, não em Cristo. A Missão é de Deus, Ele é o Senhor dela, mais preocupado com ela do que nós está Deus. Assim, Ele comanda a história da humanidade e de tudo, pois Ele é o dono da história.
E ensinar a guardar, é preservar o Evangelho, o bom depósito. A melhor maneira de preservar o Evangelho é pregando ele a todos. A Reforma Protestante do século XVI teve um enorme êxito e, se propagou rapidamente pela Europa e pelo mundo, primeiro pela Soberania e Graça de Deus, segundo porque Deus usou homens, Ele não precisava, mas usou e, terceiro devido à invenção de Johannes Gutenberg, a imprensa. Lutero se utilizou dela para espalhar as suas teses e, chegar à muitas pessoas, inclusive a Bíblia que traduziu na língua nativa alemã.
Nós temos uma ferramenta contemporânea que se compara a imprensa de Gutemberg, a internet. Ela pode ser um bom instrumento se usado corretamente para a Glória de Deus e, não para sermos narcisistas. Narciso era um jovem da mitologia grega que, de tanto admirar sua imagem em um lago, caiu dentro dele e se afogou.
Produzir conteúdo Cristocêntrico e divulgar nesta época, é uma forma também de anunciarmos a mensagem salvadora do Evangelho. Podemos crer na eleição sim de pessoas por Deus para a salvação, mas, não sabemos quem são os eleitos, o que nos impulsiona a pregar a todos, cristãos ou não, gentios ou judeus, leigos ou sábios, pobres ou ricos, nobres ou plebeus, pois a forma de Deus chamar seus eleitos é pela pregação do Evangelho.
Quero expor rapidamente a seguir que tipo de mensagem bíblica podemos anunciar com o nascimento de Jesus. E, neste caso, utilizarei um profeta bem evangelista, que no seu livro há muito do Evangelho. Foi o profeta que mais anunciou o Evangelho no Antigo Testamento, o profeta Isaías.





Vejamos e analisemos as riquezas que encontramos no capítulo 9, versículo 6, de Isaías:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

Um menino - Podemos ver que Ele viria como Homem, um menino.
Nos Nasceu - Foi gerado. Isaías fala como se estivesse lá naquele momento.
Um Filho - Somos filhos de Deus através dEle - Jesus.
Nos Deu - De Graça. Ele nos foi dado. A salvação para os homens veio gratuitamente.
O Governo - Todo poder Ele tem!
Maravilhoso - é Teu atributo.
Conselheiro – Ele é o Verbo de Deus, a Palavra Viva – Nosso fiel Conselheiro.
Deus Forte - Além de 100%-Homem (menino), Ele é 100%-Deus.
Pai Eterno - Ele morreu, mas ressuscitou para eternidade. É Eterno!
Príncipe da Paz - Ele veio trazer a paz, sim a paz que, não tínhamos com Deus, a paz com o Deus que estava irado conosco, pelo pecado cometido contra Ele.
Que possamos refletir e, não somente pedir, mas agradecer e glorificar o sinal que foi pré-anunciado, Jesus, Emanuel (Deus Conosco):

"Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel".
Isaías 7:14

O nascimento de Jesus é de suma importância para nós cristãos. Realmente sem Ele não existiria o Natal. Qualquer outra religião poderia existir sem seu mentor ou mestre. O Budismo, existiria sem Buda, o Islamismo, existiria sem Maomé, mas o Cristianismo, não existiria sem a pessoa de Jesus, pois Ele é o próprio Evangelho.
Finalmente, trago para nosso deleite e reflexão o hino de Efrém, o Sirio (306-373 d. C):

“Que momento majestoso o nascimento de Cristo.
Aquele que está entronizado sobre toda criação.
Agora esta repousando numa manjedoura em um estábulo.
Aquele que tem todo o mundo nas suas mãos.
Está sendo segurado por tua mãe.
Aquele que governa o mundo todo com tua palavra.
É agora um bebê que não consegue falar.
Aquele que alimenta e sustenta todas as coisas.
Está se alimentando no seio de tua mãe”.

Sim um menino, nos nasceu. Há esperança!
Solus Christus - Soli Deo Glória!

Em Cristo,





Levi Ceccato, esposo, pai, cartorário, pesquisador e historiador. Membro da Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil em Rio Claro - SP. Editor-Chefe da João Calvino Publicações. História pela UNESA. Bacharelando Teologia no Seminário Presbiteriano Reformado - ESUTEL. Host do PodCast - Coram Deo. Amante da boa literatura e da   Teologia serva de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários