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A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA LUTERO

 

Martinho Lutero em família, de G. A. Spangenberg (1886).


A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA LUTERO


Rev. Bruno Campos de Alcantara Santana

 

 

            Como cristãos, estamos às voltas com excelentes contribuições do reformador Martinho Lutero (1483 - 1546) que valorizou a música tanto em sua proposta educacional quanto na prática litúrgica. Ele insistiu para que os príncipes, reis e senhores luteranos investissem na música tanto para o povo quanto na igreja. Podemos encontrar diversas evidências documentais dessa preocupação como a expressa em sua carta a João, O Constante, em 20 de julho quando pede:

 

Finalmente, meu mais gracioso Senhor, eu solicito novamente que Sua Graça Eleitoral não vá permitir que os kantorei deixem de existir, especialmente depois daqueles que, no presente são seus membros, foram treinados para tal trabalho; além disso, a arte é digna de ser suportada e mantida por Príncipes e Senhores, muito mais que outros esforços ou empreendimentos para os quais não há de perto tanta necessidade... Os bens e possessões dos mosteiros poderiam bem ser utilizados para tomar cuidado deste povo. Deus obteria satisfação de uma tal transferência[2].

           

Podemos verificar o cuidado tanto com a preparação quanto a manutenção da arte, a música em especial, nas indicações de Lutero aos governadores de seu povo. Ele conclama os governadores de seu povo a investirem prioritariamente em arte. Outra evidência encontra-se em “Contra os Profetas Celestiais na questão de Imagens e Sacramentos” (1525) onde comenta sobre o canto e sobre uma liturgia alemã:

 

Gostaria hoje de ter uma Missa Alemã. Também estou ocupado com ela. Mas eu gostaria muito de ter um verdadeiro caráter alemão. Pois para traduzir o texto latino e manter o tom ou notas latinas tem a minha sanção, embora não soe polido ou bem feito. Tanto o texto e as notas, acento, melodia, como a maneira de execução deve originar-se da verdadeira língua materna e suas inflexões, de outra maneira tudo torna-se uma imitação, à maneira de macacos[3].

 

Lutero desejava que o padrão de música para a igreja de seu país fosse genuíno e inteligível, por isso deveria ser cantada na língua materna dos fiéis. Segundo Schalk[4], o posicionamento de Lutero quanto aos paradigmas do louvor pode ser explicado através de cinco reflexões. Primeiro o fato da música ser criação e dádiva de Deus. Segundo, para Lutero a música possuía caráter proclamador e de louvor. A função principal da música era o louvor ao criador, fonte de todas as bênçãos e agradecimento à redenção do mundo conquistada em Cristo. O terceiro paradigma é o da música como canto litúrgico. Tinha como preocupação a continuação da liturgia cantada, a música como veículo para envolver o crente no entoar da liturgia. O quarto paradigma é o da música como a canção do sacerdócio geral de todos os crentes. Ponto culminante de seu argumento. Se todos são sacerdotes quanto maior a participação da comunidade de crentes mais esse caráter sacerdotal estaria em voga. O quinto paradigma é o da música como sinal de continuidade de uma igreja una. Para Lutero a música auxiliava a demonstrar o caráter unificado da igreja.

            A prática litúrgica de Lutero tinha posição de destaque, afirma que "Depois (ao lado) da teologia, à música o lugar mais próximo e a mais alta honra". Para ele a música e canto, quando utilizados de forma correta levava os homens a adorar a Deus já que "As notas musicais vivificam o texto". Precisaria ser um "sermão em sons" a certeza de Lutero era tamanha que afirmou: "Deus mesmo fez com que o evangelho fosse anunciado com música". Por isso para ele o cântico congregacional só poderia alcançar seu alvo se a Palavra de Deus fosse anunciada. O cântico popular era conceituado por Lutero como o um cântico que explicasse ao povo o evangelho e o auxiliasse a interiorizá-lo[5].

            O caráter memorável da música é bem explorado por Lutero tanto no ensino do evangelho para sociedade, quanto na prática litúrgica da igreja de seu país. Para isso não media esforços para que essa música, executada com maestria, fizesse parte do cotidiano da sociedade alemã. A característica essencial dessa música, no entanto, era a devoção às Sagradas Escrituras e a mensagem transformadora do Evangelho de Cristo. Precisamos averiguar a utilização das músicas em nossas igrejas. Algumas questões são importantes para identificarmos se o legado de Lutero tem a mesma relevância na igreja de nossos dias. Será que temos valorizado canções que exponham a Palavra? Será que o caráter memorável das melodias é utilizado para inculcar princípios bíblicos na igreja? E a qualidade, será que nossos pastores têm investido seus recursos na capacitação técnica para aprimorar os músicos e cantores da igreja?








Rev.. Bruno Campos de Alcantara Santana é Bacharel em teologia: Seminário MTC - Latino Americano - MG (WEC Internacional); Seminário Presbiteriano JMC – SP; e Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Licenciado em Educação Física pela UEFS - BA. Mestrando em teologia (M.Div.), com área de concentração em Estudos Histórico-Teológicos, no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.




[1]  Pintura: Martinho Lutero em família, de G. A. Spangenberg (1886).

[2] BLUM, Raul. Os Paradigmas de Lutero para a Música Sacra. Igreja Luterana - nº 1 - 2003 Artigo. Disponível em: <http://www.seminarioconcordia.com.br/seminario/documentos/il/120/IL20031.pdf>. Acesso em 19/10/16.

[3] BLUM, Raul. Os Paradigmas de Lutero para a Música Sacra. Igreja Luterana - nº 1 - 2003 Artigo. Disponível em: <http://www.seminarioconcordia.com.br/seminario/documentos/il/120/IL20031.pdf>. Acesso em 19/10/16.

[4] SCHALK, Carl F. Lutero e a Música – Paradigmas de Louvor. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2ª edição, 2006. Disponível em: <http://www.est.edu.br/downloads/pdfs/bibliografias/mestrado_profissional/Schalk_Lutero_musica.pdf>. Acesso em: 19/10/16.

[5] MÓDOLO, Parcival. Música: Explicatio Textus, Prædicatio Sonora. FIDES REFORMATA 1/1 (1996). Disponível em: <http://cpaj.mackenzie.br/fidesreformata/visualizar.php?id=6>. Acesso em: 05/11/16.

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