Subscribe Us

IMAGEM-COMPRIDA

DARK - O FIM É O COMEÇO E COMEÇO É O FIM






"O FIM É O COMEÇO E COMEÇO É O FIM"


Pelo Rev. David Horta


        Em vários momentos da série Dark esta frase enigmática aparece nos provocando a compreender tantas conexões promovidas em cada episódio, que se misturam entre passado, presente e futuro. Esta ideia de que não se pode dizer exatamente onde tudo começou e quando tudo termina carrega um interligar infinito de significado e importância para cada momento da história.

        O apóstolo João quando escreve uma de suas cartas constrói uma espiral similar ao da frase de Dark, no qual apresenta elementos que se conectam de uma forma que não se sabe exatamente quando um começa e o outro termina, mas com certeza compreende-se que ao se experimentar deles por meio da fé é possível vencer o mundo.

        Para João (I Jo 5.1-5), o começo e o fim é a fé em Jesus Cristo, esta é o que torna o indivíduo uma nova criatura e o capacita espiritualmente para vivenciar a verdade, o amor e a obediência em um ciclo constate rumo à maturidade daquele que crê e caminha sobre a terra.

        A Fé em Cristo é o início; o despertar para a vida, pois aquele que a recebe como graça de Deus consegue entender a verdade de quem é o Filho encarnado, o que Ele fez por nós e como podemos serví-lo. Fé, portanto, é a compreensão daquilo que não se vê, mas que se pode confiar, pois é verdadeiro. Esta verdade impulsiona o que crê a amar Aquele que o concedeu vida e ao ama-lo é motivado para amar a todos que ao seu lado estão. O amor é fruto do conhecimento verdadeiro de quem é Deus e de sua obra. Este amor é mensurado pela obediência. Quanto mais amo a Deus e as pessoas mais eu sigo os mandamentos do Senhor, por isso, amar é obedecer e sem obedecer é impossível amar. Esta obediência é a que vence a ilusão do mundo, pois é ancorada na Fé em Cristo, que é o fim, ou seja, o fim é o começo e o começo é o fim.

        Vencer o mundo é não se iludir com os parâmetros atuais de verdade, amor e obediência. Jesus o venceu, e nos disse que apesar das tribulações quando por fé olharmos para Ele também poderemos vencer. Ânimo, meu irmão e minha irmã, a fé em Jesus é o começo e o fim de uma história vitoriosa do bem sobre o mal.







__________________________________

David Horta é pastor na Igreja Presbiteriana Moriah em Americana-SP há 12 anos. Bacharel em Comunicação Social pela PUC, em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, Mestre em Teologia Sistemática pelo Andrew Jumper (Mackenzie) e Doutorando pelo South African Theological Seminary. Casado com Kaity com quem tem uma filha chamada Sophia.









Postar um comentário

0 Comentários