Subscribe Us

IMAGEM-COMPRIDA

Resenha do Livro: Para (melhor) enfrentar o sofrimento– Editora Ultimato



O Problema da Má Compreensão do Sofrimento na Vida do Cristão

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.”
1 Pedro 2:21

“Entre os cristãos há confusão sobre o tema (sofrimento). Há quem nos sugere acolher a dor, e mesmo a morte, como companheiras amáveis, capazes de nos conduzir ao crescimento espiritual. Assim, não é de estranhar que se tenha proposto a busca ativa do sofrimento como meio de expiação e identificação com Cristo. Em direção contrária, aqueles de disposição triunfalista apegam-se à suficiência do sacrifício de Jesus Cristo e dizem não admitir que mal algum os acometa. Uns querem tomar a cruz para si; outros querem um Cristianismo sem cruz.” (Livro: Para (melhor) enfrentar o sofrimento – Ultimato).
Segundo John Piper: “O sofrimento é um formidável seminário”.
O discipulado cristão passa pelos sofrimentos, tribulações e tristezas, aprendemos neles, é forjado em nós o caráter de Cristo e ficamos mais “fortes”, isto é evidente em toda história bíblica, desde os pais até a igreja primitiva, e ainda, passando pelos pais patriarcas, os apóstolos, os pais apostólicos, os pais da igreja, reformadores e contemporâneos. Se não acabavam de sair de uma cova cheia de leões, estavam sendo jogados em arenas com eles, se não eram consumidos pelo fogo de Nero, eram queimados vivos em estacas, condenados pela fidelidade as Escrituras Sagradas. O problema é que vendo isso muitos cristãos começaram a se auto martirizar, achando que era o caminho para serem salvos, buscando os sofrimentos para si, outros pelo contrário em troca de conforto e manter suas vidas a salvo negavam a Cruz.
Outros ainda dizem: Olha Jesus já venceu nunca passarei sofrimentos, nenhum mal me acometerá! Esses são os triunfalistas.
Entretanto, enfrentaremos sofrimentos mesmo que não buscamos sofrimentos, eles virão. Sejam, ministeriais, vocacionais, matrimoniais, familiares, profissionais, eles acontecerão. Mas quando olhamos para os nossos sofrimentos, e olhamos para os sofrimentos de Cristo, é incomparável! Pois o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, agradou o Pai moê-Lo. Devemos estar preparados para o “dia mau”, fortalecidos no Senhor e na força do Teu Poder (Ef. 6).
A diferença é que nós cristãos, podemos refletir, perguntar e ter segurança da resposta: O que são as tempestades bravias se Jesus está no barco?
Ao final deles (sofrimentos), iremos confessar como o homem da terra de Uz (Jó) – O meu Redentor vive, e ainda ter a certeza declarada por Paulo, o Apóstolo – os sofrimentos desta vida, não são maiores do que a glória que está por vir.
“Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.


Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 2:19-21

Aguente firme! Ele sofreu, mas Ele venceu!
Nós também vencemos através dEle!

Soli Deo Glória!

Em Cristo,

Levi Elias de Almeida Ceccato, esposo, pai, cartorário, historiador e seminarista. Líder na Comunidade da Vida de Rio Claro- SP. Diretor Financeiro da Agência Missionária Apoio Jovem e Diretor da Editora Cristã Efraim. História - Universidade Estácio de Sá, Escola de Teologia – ECM, e especializações em História da Igreja pelo CFL e Grego Koiné, pelo WPJ. É o idealizador do blog “CORAM DEO” - blogcoramdeo.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários